A exposição "Léa Negra Atriz da Liberdade", com curadoria de Joel Vieira, está chegando ao fim de sua temporada no prestigiado Museu Janete Costa de Arte Popular de Niterói. Para honrar a trajetória marcante desta grande estrela, será realizado um evento extra intitulado "Celebrando Léa Garcia" no próximo dia 8 de maio, em reconhecimento ao legado duradouro dessa artista atemporal e sua significativa contribuição para a cultura nacional.
A escolha desta data específica foi feita por Marcelo Garcia, diretor da exposição por visar destacar a história e homenagear o berço cênico de Léa Garcia, bem como o legado do Teatro Experimental do Negro (TEN), um movimento pioneiro na história das artes brasileiras. Fundado em 13 de outubro de 1944 pelo renomado dramaturgo, poeta e diplomata Abdias do Nascimento, o TEN teve um papel crucial na promoção da representatividade negra nas artes, abrindo portas para artistas como Léa.
Léa Garcia, inicialmente aspirante a escritora e aluna em preparação para cursar Filosofia, teve seu caminho transformado quando descobriu o Teatro Experimental do Negro. Sua estreia como atriz em 1952, no espetáculo "Rapsódia Negra" de Abdias Nascimento, marcou o início de uma carreira extraordinária que deixaria uma marca indelével na história da cultura brasileira.
A produtora da exposição, Renata Maria, afirma que o evento não apenas celebra a memória nacional, mas também promove a cultura de maneira mais ampla, contribuindo para a conscientização e a luta contra a discriminação racial, uma das causas mais importantes defendidas por Léa Garcia, que são pautas sempre valorizadas pelo múseu Janete Costa, que tem como diretora Daniela Moraschini.
Marcelo Garcia, reitera: estou muito grato pela exposição poder levar um pouco de quem foi Dona Léa Garcia para tantas pessoas, algo que eu tive o privilégio de acompanhar de perto e agora em uma nova missão de continuar levando o nome da minha mãe e grandiosa Léa Garcia para todo o mundo.
Celebre a vida e o legado de uma verdadeira pioneira e defensora da liberdade através da arte, a atriz Léa Garcia e acompanhe tudo que está por vir no site www.leagarcia.com
Serviço: Evento: Celebrando Léa Garcia
Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro , no dia 11 de março de 1933 Foi uma atriz brasileira Internacionalmente conhecida e indicada ao prêmio de melhor interpretação Lea também ganhou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado, em 2004, Na televisão, Léa estrelou 56 obras (entre elas Escrava Isaura e Dona Beija), |
REVISTA EXTRAORDINÁRIA | André Lap - CEO & Diretor | |
Equipe: |
Publicado por
RENATA MARIA
Colunista e Apresentadora
em 04/05/2024 às 09:45